quarta-feira, 3 de abril de 2013

Uberlândia discutirá modelo para Turismo Sustentável


Com o tema “A importância do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável de Uberlândia”, será aberta na próxima segunda-feira (8) I Conferência Municipal de Turismo. O evento vai acontecer no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Virgílio Galassi, na região leste, a partir das 9h. Da Conferência, serão tiradas as políticas públicas para o setor, tendo como foco a sustentabilidade. A coordenação ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Na abertura, haverá ainda palestra com a secretária-ajunta de Turismo de Minas Gerais, Silvana Nascimento.
Durante um mês, até o dia 6 de maio, serão realizadas mesas-redondas em diversos locais da cidade para discutir questões como a capacitação profissional, capacitação de eventos e recursos financeiros, a imagem e prospecção do destino turístico, turismo rural, esportivo, de negócios, o sistema de atendimento ao turista e a infraestrutura urbana e turística.
As mesas redondas serão instaladas para proporcionar a participação popular e democrática de todos os segmentos da sociedade. Estarão representados órgãos públicos, entidades de classe, organizações de trabalhadores e patronais, entidades e organizações da sociedade civil, instituições de ensino técnico, profissionalizante e superior, usuários e pessoas interessadas nas questões relativas ao desenvolvimento do turismo e membros do Conselho Municipal de Turismo.
Os interessados em participar da Conferência devem se inscrever pelo email turismo@uberlandia.mg.gov.br ou pelo telefone 3239-2691. Os representantes de categoria inscritos serão considerados delegados com direito a voz e voto nas mesas-redondas e na plenária final, quando será elaborado um relatório final com a aprovação das principais propostas e que fará parte do Regimento do Plano Municipal de Turismo. 
Setor
Uberlândia dispõe de uma vasta rede hoteleira. São 50 hotéis, sendo 45 na área urbana e cinco hotéis fazenda somando cerca de 6 mil leitos. De acordo com o Convention & Visitors Bureau, no ano passado foram movimentados em Uberlândia com hospedagens mais de R$ 22 milhões. A cidade, por sua localização estratégica e com modernos espaços e Centro de Convenções, tornou-se um Polo Nacional de Turismo de Negócios e Eventos. 
O calendário oficial da cidade já conta com grandes eventos dos setores rural, industrial e cultural, incluindo um dos maiores festivais de música do País e o Festival de Dança do Triângulo, realizado pela Prefeitura de Uberlândia com a participação de grupos de várias partes do Brasil. O turismo desportivo também tem ganhado espaço e se destacado com a realização de competições nacionais e internacionais em várias modalidades, como Circuito Sul-Americano de Futsal, disputado no fim de março no Sabiazinho.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia. (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário