quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Conheça Uberlândia, uma cidade de Minas Gerais

Pra quem não conhece, e a chama de "ROÇA", Uberlândia, onde o nome significa "terra fértil", está localizada na famosa região do Triângulo Mineiro, a pouco mais de 530 km da capital Belo Horizonte, em Minas Gerais, Região Sudeste do Brasil; tem que ressaltar isso, porque muita gente que conheço me diz que o Sudeste brasileiro é formado apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, e esquecem que Minas Gerais e Espírito Santo, também fazem parte desta região.

Voltando a Uberlândia (que tem 127 anos)...
Vou falar um pouco dessa cidade:

Tem pouco mais de 662 mil habitantes, segunda a estimativa oficial do IBGE em 2015, sendo assim: Uberlândia é maior que 9 capitais brasileiras; é a maior e principal cidade do Triângulo Mineiro; 2ª maior cidade de Minas e a 4ª maior do interior do Brasil, perdendo apenas para Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto, todas no estado de São Paulo.

Temos a mais nova fábrica da AMBEV, que foi projetada para ser a maior do mundo: Veja na mídia.

Em 2011, ficamos em 1º lugar no ranking de saneamento básico do Brasil, acima de todas as capitais do país: Veja na mídia

Uberlândia tem lojas de grandes redes, como muita gente pensa que não, é só pesquisar para confirmar, vou citar algumas:

Temos lojas do Grupo Pão de Açúcar, como algumas unidades do Ponto Frio e Casas Bahia; 1 recém inaugurado Supermercado Pão de Açúcar, na zona sul e 1 Hipermercado Extra, no setor central.

Da França, temos o Hipermercado Carrefour, na zona leste e a loja da Leroy Merlin, na zona sul.
Também temos o Atacadão, na zona norte da cidade. E o supercenter Walmart, na zona sul.

Temos grandes lojas como a Zara (1 loja), C&A (3), Riachuelo (3), Renner (2), Crawford (1), Siberian (2), John John (1), Schutz (1), Brooksfield (2), TNG (1), Hering (3), Marisa (2), Centauro (2), dentre muitas outras.

Temos fast-foods famosos, como o Burger King (3), McDonald's (6), Subway (6), Giraffas (3), Bob's (3), dentre outros.

Temos 4 Lojas Americanas e um centro de distribuição deles, na zona oeste.
Temos 2 lojas Le biscuit.
Temos lojas da Samsung e da Adidas.
Temos 1 loja Tok&Stok, no Center Shopping.

Temos muitas empresas e fábricas, como a Coca-Cola, Calu, Itambé, Martins, Souza Cruz, BR Foods, Cargill, Start, Politriz, Arcom, Erlan, Café Cajubá, Algar Agro e muitas outras.

Temos 2 grandes shopping centers, o Center Shopping Uberlândia, na zona leste, que é o principal do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e o Uberlândia Shopping, o segundo maior, localizado na zona sul.
E mais um grande em construção na zona leste, o Praça Uberlândia Shopping Center, da 5R.
Temos mais shopping centers pequenos e médios, como o Pratic Shopping, Via Centro Shopping, Shopping Village Altamira e o Griff Shopping.
E outros em construção como o Century Planalto Center, na zona oeste e o MAP Mall da Granja Marileusa, na zona leste.

Falando em Granja Marileusa, este será um novo bairro, todo planejado, e está em ritmo acelerado de execução, na zona leste da cidade. Nele terá dois condomínios da Alphaville, sim, Alphaville, aquele famoso, que tem na Granja Viana, em Barueri, SP.
E quem está executando este bairro, é a Algar, uma grande empresa de telecomunicações fundada em Uberlândia a muitos anos atrás e que hoje está se espalhando pelo Brasil.


Universidades, colégios, faculdades?
Temos muitas e muitos, das quais duas são federais, a UFU (Universidade Federal de Uberlândia), com campus em várias cidades da região e o IFTM, com dois campus em Uberlândia e outras cidades do TM.


Temos diversas obras pela cidade.
Condomínios de luxo, temos? Sim, e vários ainda.

Temos um sistema de transporte público inteligente, vide o Corredor Sudeste João Naves e o Corredor Leste Segismundo Pereira (em construção).
Ônibus novos, corredores estruturais, estações e terminais do transporte coletivo.

Prédios altos, temos?
Sim, não são muitos, mas temos, em destaque ao Uberlândia Business Tower, no Center Shopping e ao Edifício Rocha e Silva, no bairro Fundinho, no setor central; mas, teremos mais, principalmente em um grande terreno na Avenida dos Vinhedos, no Jardim das Acácias, zona sul, o condomínio de 3 torres se chamará Triad Vertical Residence, veja no site da Brasal Incorporações, grande empresa de Brasília, que chegou a Uberlândia com um grande projeto.
Fora outros lançamentos da CS Franco e da Futura Construtora.

Talvez você não veja uma grande densidade de prédios no centro, pois eles estão espalhados em toda a cidade, principalmente nos bairros Martins, Fundinho e Tabajaras, na região central; no Copacabana, Santa Maria, Saraiva e na Avenida dos Vinhedos, na zona sul e no Jardim Finotti, Santa Mônica e Tibery, na zona leste.
Uberlândia é uma cidade com uma área gigantesca, e a cidade cresce mais na horizontal.
A exemplo, no centro de Ribeirão Preto-SP, tem muito mais prédios lá, do que no centro de Uberlândia, o motivo disso, é que a área da cidade Ribeirão é mil vezes menos que a daqui, porque lá tem muitas cidades menores em volta, em torno de toda Ribeirão, e isso limita o crescimento da cidade na horizonte, então a forma é crescer na vertical, ou seja, construindo prédios e mais prédios.

População de Ribeirão Preto: 666.323 mil habitantes. (159 anos)
População de Uberlândia: 662.362 mil habitantes. (127 anos)

Táxis? Temos 302 carros rodando pela cidade, são poucos ainda, pelo tamanho da cidade, veja esta reportagem sobre isso aqui

Hoteis? Temos muitos, deles, eu destaco o ibis hotel e o ibis budget (em construção), ambos na zona sul, em frente ao Center Shopping.
Temos também o  San Diego Suítes, na zona sul; Hotel Presidente, no centro e as duas torres do Plaza, uma delas é da Rede Mercure, no Center Shopping, na zona leste.
Dentre milhares de outros.

Áreas verdes e parques?
Temos praças espalhadas por toda a cidade, das quais, eu destaco a Praça Tubal Vilela; Praça Sérgio Pacheco e a Praça da Bicota, todas são no centro da cidade, e são excelentes.
Parques, temos o Parque do Sabiá, na zona leste, que é o maior parque urbano da região, e lá em um mirante na lagoa, aquário, zoológico, quadras, piscina, vários quiosques de lanches, parque de diversão para crianças e a famosa pista de caminhada. Lá acontece diversas atividades oferecidas pela FUTEL e pela Prefeitura.
Outros parques em destaque é o Parque Gávea, na zona sul, com pista de caminhada. E o Parque Linear do Rio Uberabinha, com pista de caminhada e ciclovia, na zona oeste.
Já o Parque Siquieroli, na zona norte, tem muito verde e é excelente para piqueniques e tem um belo museu dentro do complexo.

Aaaah, e cinema, Uberlândia tem?
Sim, temos, dois apenas, mas, por enquanto.
Temos o Cinépolis com salas digitais e 3D, no Center Shopping.
E temos o Cinemark com salas digitais, 3D e a sala XD - Extreme Digital, no Uberlândia Shopping.
E em breve teremos mais salas de cinema, da rede Kinoplex, no Praça Uberlândia Shopping, em fase final de construção, na zona leste, próximo ao Aeroporto César Bombonato (UDI).

Falando em Aeroporto, o de Uberlândia, mesmo que sua estrutura seja muito pequena para o porte da cidade, ele movimentou mais de 1 milhão de passageiros em 2015 e tem voos diretos pra diversas cidades e é referência no Triângulo Mineiro, e o principal.


Enfim, Uberlândia tem tanta coisa, que se eu fosse colocar tudo aqui, teria que ficar dias escrevendo.
Foi um pouco de desabafo, porque as pessoas pensam que só o Rio e São Paulo que são cidades e que tem "as coisas" que um cidadão precisa.

Então, bem-vindos à Roça Uberlândia :)



Foto do Via-drones Videos Imagens - Janeiro-2016

Foto: Marcelo Soares, dezembro 2013

Foto: Christyam  de Lima, 2011

Foto: , fevereiro, 2014

Foto: Tarciso Santos, 2014